MANIFESTO

O Instituto de Umbanda Sagrada Saraceni, vem a público para comunicar acerca de sua premissa em preservar e propagar a contribuição histórica de Pai Rubens Saraceni e sua vida consagrada à religião de Umbanda, da qual foi proeminente defensor, atuante sacerdote e reconhecido agregador, seguindo o fiel exemplo do precursor da religião, o pioneiro Pai Zelio Fernandino de Moraes.

Esta Instituição zela pela continuidade do trabalho iniciado por Pai Rubens Saraceni, pois este se foi a pedido de seus mentores, deixando muito a se fazer, elucidar e reordenar nessa religião tão querida e ao mesmo tempo em igual medida, tão odiada por aqueles que buscam tirar proveito de situações de dor e fragilidade das pessoas.

Esta Instituição vem por intermédio de determinação de seu mentor, promover a continuidade desse trabalho. E apesar de muitos contra ou a favor, não partilhará da leviandade daqueles que atuam em pele de cordeiro, mas em sendo verdadeiros lobos, um dia aprenderam com o Mestre quase que gratuitamente os bons ensinamentos e se puseram a tirar proveito de maneira escusa daqueles que a eles recorrem.

Qual a expressão popular "Aqui se faz, aqui se paga", todo o religioso ético sabe que a espiritualidade cobra pelos atos praticados por estes, pois não se desrespeita Orixá e não se deve buscar a Orixá para fins escusos. E inclusive, não se deve jamais tirar proveito de pessoas necessitadas de auxílio e conforto espiritual. Orixá é fonte de sabedoria e amparo a quem recorre, necessita e busca solução para o aparentemente impossível, pois são bençãos e a luz em nossas vidas.

O Instituto busca resgatar toda a fé e a esperança que a Umbanda vem perdendo ao longo dos anos. E não se perdeu completamente por conta de pessoas valorosas que continuamente oferecem o melhor de si e de seus Orixás, para que esta não padeça qual tantas outras religiões.