O INSTITUTO

A fundação do Instituto de Umbanda Sagrada Saraceni, ocorreu do anseio de se preservar a Cultura, a Doutrina, a Teologia e a Liturgia de Umbanda Sagrada, enunciada por Pai Rubens Saraceni e amplamente ministrada e divulgada por este, ao longo dos anos em que cumpriu valorosamente sua missão como sacerdote e indivíduo de imensurável benemerência, na causa pela unificação da Umbanda com grande empenho a bem de seu reconhecimento como importante segmento religioso brasileiro.

Todas as atividades culturais, assistenciais, educativas e sociais desta Instituição, seguem rigorosamente a máxima de que "A Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade", em sua essência e prática diária, tal qual como a frase proferida por ocasião da fundação da Umbanda como religião genuinamente brasileira, por seu mentor, o luminoso Caboclo das Sete Encruzilhadas, através de seu exemplar Médium, Pai Zelio Fernandino de Moraes.

O legado da Obra de Pai Rubens Saraceni, veio a acrescentar em conceitos de Doutrina, Teologia e Liturgia o segmento religioso, de tal forma que com clareza e objetividade, trouxe à luz do conhecimento, muito do que atualmente serve de base ao Culto e práticas religiosas profundamente embasadas, por grande parte da comunidade umbandista. Para tanto, o Instituto pretende continuar trilhando e mantendo viva a chama desta senda inesgotável de precioso conhecimento, levando-a às futuras gerações.

A Instituição é calcada e fundamentada em princípios de fins não lucrativos e não econômicos, com clara disposição ao envolvimento e participação em projetos sociais, culturais, religiosos e assistenciais por excelência. Aqui estamos para o trabalho, para o estudo e para o compartilhamento deste como fonte inesgotável.

Mãe Maria de Fatima Saraceni